quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Revolução Industrial no Brasil


Revolução Industrial- Historia
Dentre os acontecimentos que marcaram a história, a Revolução Industrial no Brasil pode ser encarada como um fator positivo e lucrativo em todo o cenário nacional.Essa revolução mudou a forma do mundo ver o Brasil, isso por que através da industrialização e o inicio das operações com máquinas, o país de fato começou a gerar grandes benefícios e muita renda no quadro geral das nações.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NO BRASIL
Em 1810, essa taxa foi fixada para 15%, através de um contrato com a Inglaterra, que previa esse valor em relação as suas mercadorias num período de 15 anos. Durante esse período, podemos dizer que o Brasil tinha seu desenvolvimento quase nulo, isso por que a concorrência era muito grande em relação as ingleses, uma vez que os produtos deles eram mais baratos e possuíam melhores qualidades.
No ano de 1850 foi assinada a famosa Lei Eusébio de Queirós que proibia o trafico intercontinental de escravos. Dentre esses pontos destacamos a forte transferência de escravos da economia nordestina para o famoso Vale do Paraíba locomoção que trouxe duas reais conseqüências ao desenvolvimento industrial do Brasil:
*O dinheiro que era aplicado na compra de escravos, foi usado para ajudar no setor industrial de base.
*A entrada de novas técnicas para a produção de manufaturados, vindos de imigrantes contratados devido à grande demanda de mão de obra. Construíram assim um mercado consumidor, que foi de fato indispensável para o desenvolvimento industrial.
O setor que mais cresceu nessa época foi o têxtil, que foi favorecido pelo alto crescimento do algodão em razão da Guerra da Secessão, ocorrida nos Estados Unidos entre os anos de 1861 e 1865.

TERCEIRO PERÍODO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NO BRASIL
O outro ponto forte da Revolução Industrial no Brasil se deu em 1930, quando Getúlio Vargas Presidente na época operou assim a mudança no plano da política interna em relação à indústria, e afastou algumas oligarquias tradicionais. Foi substituída a mão de obra vinda de fora pela nacional, mão de obra essa formada pelos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.


Getulio investiu assim na forte criação de uma infra-estrutura, destacando a criação de fortes pontos industriais ao Brasil, como:


Companhia Vale do Rio Doce.
Companhia Siderúrgica Nacional.
Companhia Nacional de Petróleo.
Companhia Hidrelétrica de São Francisco.
A EVOLUÇÃO INDUSTRIAL NO BRASIL
O desenvolvimento industrial do Brasil começou lentamente em São Paulo, passando para o Rio de Janeiro e chegando assim em Minas Gerais e Rio Grande do Sul, definindo assim a grande concentração nacional da indústria que até hoje permanece.




Consequências
A Revolução Industrial tornou os métodos de produção mais eficientes, barateando o preço e estimulando o consumo, por outro lado, veio aumentar o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também trouxeram conseqüências nocivas para a sociedade desertificando os campos e criando subúrbios urbanos degradantes muitas vezes desumanos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário