quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Revolução Industrial



  • Introdução
A revolução industrial foi o conjunto de mudanças ocorridas na Europa no sec. XVII e XIX. A revolução de particularmente o objetivo de substituir o trabalho artesanal pelo trabalho assalariado e o uso de máqui-nas
  • Reação dos trabalhadores
Devido ao uso das máquinas, muitas pessoas perderam o emprego, e como os empresários queriam lucrar mais ainda, os operários tinha que trabalhar por volta de 15 horas de trabalho, e ainda, ter um baixo salario.
Por isso os operários se revoltaram devido as pés-
simas condições de trabalho, e começaram a sabotar as máquinas, ficando conhecido como ´´os quebradores de máquinas`` outros movimentos(revoltas)surgiram na época de defender o trabalhador .Diante disso os trabalhadores apenas tinham o conhecimento das técnicas de fabricação de produtos ficando limitados a fazerem apenas a primeira etapa da fabricaçao


Etapas da revolução industrial

-Primeira etapa da revolução industrial
A primeira etapa ocorreu entre 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou ´´livre`` apenas para a Inglaterra. Houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico. Nessa época o melhoramento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução.



-Segunda etapa da revolução industrial
A segunda etapa ocorreu no período de 1860 a 1900, ao contrário da primeira fase, países como Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram. O emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período.
-terceira etapa da revolução industrial
Alguns historiadores têm considerado os avanços tecnológicos do século XX e XXI como a terceira etapa da Revolução Industrial. O computador, o fax, a engenharia genética, o celular seriam algumas das inovações dessa época.





3 comentários: